Questão 2197950

Enfermagem · 2026

Questão

ID 2197950

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Política Nacional de Humanização - PNH

Ano: 2026 Banca: COMPEC - Comissão permanente de Concursos - UFAM Órgão: Universidade Federal do Amazonas


A Política Nacional de Humanização (PNH) orienta práticas de cuidado e gestão no SUS, baseadas na valorização dos usuários, trabalhadores e gestores, fortalecendo vínculos e ampliando o acesso com qualidade. Considerando os princípios e diretrizes da PNH, analise as afirmativas a seguir:

I. O acolhimento defendido pela PNH envolve escuta qualificada e avaliação da vulnerabilidade, gravidade e risco, garantindo atendimento de acordo com a necessidade, e não por ordem de chegada.

II. A PNH preconiza a cogestão, estimulando a participação de trabalhadores e usuários nos processos decisórios.

III. A PNH incentiva a valorização da experiência dos trabalhadores e a participação nas decisões, reconhecendo sua capacidade de analisar, definir e aprimorar os processos de trabalho.

IV. A humanização propõe práticas centradas no paciente, porém prioriza a eficiência técnica dos profissionais de saúde em detrimento da interação com o usuário.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas da questão 2197950
Pular para o conteúdo principal