Questão
ID 2197426Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Oximoro (Paradoxo)
Ano: 2022 Banca: COMPEC - Comissão permanente de Concursos - UFAM Órgão: Universidade Federal do Amazonas
Leia os versos a seguir, constantes de O Livro sobre nada, de Manoel de Barros:
01-- É mais fácil fazer da tolice um regalo do que da sensatez.É mais fácil fazer da tolice um regalo do que da sensatez.
02 -- Tudo que não invento é falso.Tudo que não invento é falso.
03-- Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira. Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira.
04 -- Tem mais presença em mim o que me falta.Tem mais presença em mim o que me falta.
05 -- Melhor jeito que achei pra me conhecer foi fazendo o contrário.Melhor jeito que achei pra me conhecer foi fazendo o contrário.
06 -- Sou muito preparado de conflitos.Sou muito preparado de conflitos.
07 -- Não pode haver ausência de boca nas palavras: nenhuma fique desamparada do ser que a revelou.Não pode haver ausência de boca nas palavras: nenhuma fique desamparada do ser que a revelou.
08 -- O meu amanhecer vai ser de noite.O meu amanhecer vai ser de noite.
09 -- Melhor que nomear é aludir. Verso não precisa dar noção.Melhor que nomear é aludir. Verso não precisa dar noção.
10 -- O que sustenta a encantação de um verso (além do ritmo) é o ilogismo.O que sustenta a encantação de um verso (além do ritmo) é o ilogismo.
11 -- Meu avesso é mais visível do que um poste.Meu avesso é mais visível do que um poste.
12-- Sábio é o que adivinha. Sábio é o que adivinha.
13 -- Para ter mais certezas tenho que saber de imperfeições.Para ter mais certezas tenho que saber de imperfeições.
14 -- A inércia é meu ato principal.A inércia é meu ato principal.
15 -- Não saio de dentro de mim nem pra pescar.Não saio de dentro de mim nem pra pescar.
Assinale agora a afirmativa que NÃO se refere de modo correto aos versos: