Questão
ID 2167661Disciplina: Biblioteconomia
Assuntos: Preservação, Conservação e Restauração de Acervos
Ano: 2018 Banca: IBGP - Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa Órgão: Prefeitura Municipal de Santa Luzia
A política moderna de conservação a longo prazo orienta-se pela luta contra as causas de deterioração, na busca do maior prolongamento possível da vida útil de livros e documentos.
Disponível em: https://www.bn.gov.br/sites/default/files/documentos/producao/documento-tecnico/conservacao-acervos-bibliograficos-documentais/aconservacaoacervosbibliograficosedocumentais.pdf Acesso: 02 dez. 2018
Dentro dessa perspectiva, padrões de conduta devem ser adotados. Sobre essas condutas analise as afirmativas a seguir:
I- Formular um diagnóstico do estado geral de conservação da obra e ter uma proposta quanto aos métodos e materiais que poderão ser utilizados durante o tratamento.
II- Documentar todos os registros históricos porventura encontrados, sem destruí-los, falsificá-los ou removê-los.
III- Aplicar um tratamento de conservação dentro do limite do necessário e orientar-se pelo absoluto respeito à integridade estética, histórica e material de uma obra.
IV- Adotar o princípio de reversibilidade, que é o leitmotiv atual do desenvolvimento e aplicação do método de conservação em livros e documentos, pois é importante ter sempre em mente que um procedimento técnico, assim como determinados materiais, são sempre alvo de constantes pesquisas e que isto propicia um futuro técnico-científico mais promissor à segurança de uma obra.
Estão CORRETAS as afirmativas: