Questão 2161918

Economia e Finanças · 2018

Questão

ID 2161918

Disciplina: Economia e Finanças

Assunto: Plano de Ação Econômica do Governo - PAEG (1964-1967)

Ano: 2018 Banca: FCC - Fundação Carlos Chagas Órgão: Secretaria da Educação do Estado da Bahia


O planejamento e as políticas públicas fundamentam as inter-relações entre Estado, economia, política e sociedade e tem como objetivo produzir resultados e mudanças. Sobre o planejamento no Brasil são feitas as seguintes afirmações:

I. A partir da década de 1930, o Estado brasileiro passou a desempenhar funções cada vez mais complexas no conjunto da economia. Essa participação se deu tanto de forma direta quanto de forma indireta, desde a formulação de regras de desenvolvimento até a criação e manutenção de empresas estatais.

II. Na segunda metade da década de 1950, o Plano de Metas buscou soluções para problemas estruturais do país, priorizando o setor social e abandonando o setor produtivo; objetivou a redução progressiva dos empréstimos externos para evitar o endividamento; promoveu a redução das desigualdades regionais.

III. Durante os anos da Ditadura Militar houve a tentativa de desvincular a imagem do planejamento das economias socialistas. A partir de 1964, foram propostos vários Planos e Programas cuja prioridade era o setor econômico em detrimento do social. Alguns destes Planos também se voltavam para a integração nacional.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas da questão 2161918
Pular para o conteúdo principal