Questão
ID 2149113Disciplina: Odontologia
Assunto: Neoplasia Malignas e Benignas
Ano: 2023 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Escola de Formação Complementar do Exército
Paciente de 7 anos, sexo masculino, se queixa de dor e mobilidade dentária na região superior posterior da maxila do lado esquerdo. No exame clínico intraoral se observa aumento de volume gengival na região referida. A radiografia mostra destruição radiolúcida do osso, com margens irregulares e mal definidas. Características histopatológicas mostram um padrão de “céu estrelado”, um fenômeno causado pela presença de macrófagos dentro do tecido tumoral.
Sabendo se tratar de uma malignidade originada nos linfócitos B, a hipótese de diagnóstico e respectivo tratamento da lesão são: