Questão 21489

Enfermagem · 2020

Questão

ID 21489

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Hiv/Aids

Ano: 2020 Banca: Objetiva Concursos Órgão: Prefeitura Municipal de Cascavel


De acordo com o Ministério da Saúde, em relação ao HIV, analisar a sentença abaixo:

HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana, causador da AIDS (da sigla, em inglês, para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças (1ª parte).

O único meio de transmissão do vírus HIV é através de relações sexuais (vaginal, anal ou oral) desprotegidas (sem camisinha) com pessoa soropositiva, ou seja, que já tem o vírus HIV (2ª parte).

Quando ocorre a infecção pelo vírus causador da AIDS, o sistema imunológico começa a ser atacado. E é na segunda fase, chamada de infecção aguda, que ocorre a incubação do HIV, ou seja, tempo da exposição ao vírus até o surgimento dos primeiros sinais da doença. Esse período varia de 1 a 2 semanas. O organismo leva 2 semanas após a infecção para produzir anticorpos anti-HIV. Os primeiros sintomas são muito agressivos; por isso, é fácil perceber que se está infectado pelo vírus (3ª parte).

A sentença está:

Alternativas da questão 21489
Pular para o conteúdo principal