Questão 2145385

Engenharia Civil · 2026

Questão

ID 2145385

Disciplina: Engenharia Civil

Assunto: Tensões e Deformações em Solos

Ano: 2026 Banca: UFLA - Universidade Federal de Lavras Órgão: Universidade Federal de Lavras


Segundo a NBR 11682 (ABNT, 2009), o fator de segurança (FS), em relação à resistência ao cisalhamento do solo, é definido como sendo o valor da razão entre a resistência (tensão cisalhante máxima disponível) e a resistência mobilizada (tensão cisalhante atuante ao longo da superfície de ruptura).

Acerca do fator de segurança empregado em análises de estabilidade de taludes, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O FS pode aumentar em caso de elevação do lençol freático na encosta, devido ao incremento da resistência ao cisalhamento do solo.

( ) O FS mínimo prescrito em norma para deslizamento de encosta tem a finalidade de cobrir incertezas naturais das diversas etapas de projeto e construção.

( ) O FS pode aumentar com a construção de uma edificação na crista da encosta, em virtude da redução da tensão cisalhamento mobilizada.

( ) O FS é admitido variável ao longo da superfície de ruptura para incorporar a ruptura progressiva no método de equilíbrio limite.

( ) O FS pode aumentar após uma obra de retaludamento ao reduzir a tensão cisalhante mobilizada a partir da mudança da inclinação e/ou altura de um talude.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas da questão 2145385
Pular para o conteúdo principal