Questão 2141639

Medicina · 2024

Questão

ID 2141639

Disciplina: Medicina

Assunto: Avaliação Geriátrica Ampla (AGA)

Ano: 2024 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso


Paciente de 80 anos, residente de instituição de longa permanência (ILPI), portador de demência de Alzheimer em fase moderada, foi internado por 30 dias, com quadro de sepse respiratória. Evoluiu, durante a internação, com emagrecimento de 5Kg (mais de 7% do peso), perda de massa muscular e incapacidade de deambular. Ao exame, o paciente apresenta retenção alimentar moderada de alimento em cavidade oral, clareada após solicitação, e tosse com ingesta de líquidos, com capacidade de deglutição de alimentos pastosos.

Considerando a organização para a alta hospitalar do paciente, analise as afirmativas a seguir.

I. O paciente tem indicação de reabilitação com uma equipe de nutrição, fonoaudiologia e fisioterapia, com objetivo de reduzir os riscos nutricionais, de disfagia e a perda funcional resultantes da internação prolongada;

II. Somente está indicada a reabilitação fonoaudiológica se videofluoroscopia da deglutição indicar sinais de broncoaspiração ao exame;

III. As terapias fonoaudiológicas e nutricionais não estão indicadas, uma vez que o paciente apresenta evolução natural da doença de base.

Está correto o que se afirma em

Alternativas da questão 2141639
Pular para o conteúdo principal