Questão 2133139

Enfermagem · 2019

Questão

ID 2133139

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Manual de Rede de Frio

Ano: 2019 Banca: VUNESP - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Órgão: Prefeitura Municipal de Guarulhos


Para responder às questões de números 47 e 48, leia atentamente a notícia a seguir.

Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira (10)

Mais de 310 mil pessoas devem ser imunizadas contra a gripe em Guarulhos, a partir desta quarta-feira (10) até o próximo 31 de maio, na 21a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. As doses serão disponibilizadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

No sábado (4 de maio) acontece o Dia D de Mobilização Nacional, com a abertura de todas as UBS, das 8h às 17h, para reforçar a vacinação. A meta é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários contra o influenza. Para tanto, neste ano, a campanha será realizada em duas etapas.

Nesta campanha, também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da carteirinha dos públicos contemplados. Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa tem por objetivo resgatar as pessoas não imunizadas e colocar em dia as doses em atraso, considerando o risco para as doenças imunopreveníveis.

Vacina trivalente

Produzidas pelo Instituto Butantã, as doses utilizadas nas campanhas nacionais contra a influenza são trivalentes e protegem contra três tipos de vírus: A H1N1, A H3N2 e B. A composição da vacina é estabelecida anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com as informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas dos vírus em circulação.

As pessoas contempladas com a vacinação contra a influenza pelo SUS integram os grupos considerados de risco para o agravamento da doença, segundo o Ministério da Saúde. Por isso, a imunização deste público é uma estratégia adotada para reduzir internações, complicações e mortes em decorrência da gripe.

(https://www.guarulhos.sp.gov.br/index.php/article/vacinacao-contra-gripe-comeca-nesta-quarta-feira-10 Acesso em 13/04/2019. Adaptado)



Considerando que o tempo de armazenamento (TA) e temperatura (T) constituem variáveis determinantes para a promoção de operações seguras na cadeia de frio, o Ministério da Saúde recomenda que, para as vacinas a serem utilizadas no período de campanha, devem ser observados, em nível local,

Alternativas da questão 2133139
Pular para o conteúdo principal