Questão
ID 213165Disciplina: Química
Assuntos: Metodologia do Ensino de Química, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Iônico (Diluição de Ostwald e Efeito do Íon Comum)
Ano: 2026 Banca: IBADE - Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo Órgão: Secretaria de Estado da Educação de Rondônia
A organização pedagógica implementada pela Companhia de Jesus no Brasil colonial não se limitava à catequese indígena, mas estruturava-se a partir de um modelo sistemático de ensino, com definição de conteúdos, métodos, hierarquias docentes, organização de classes e progressão curricular. Esse documento normativo consolidou, no final do século XVI, as diretrizes educacionais da ordem, padronizando práticas didáticas em seus colégios na Europa e nas colônias, inclusive no Brasil.
Assinale a alternativa que identifica corretamente esse documento estruturador do ensino jesuítico.