Questão
ID 2121246Disciplina: Medicina
Assunto: Asma
Ano: 2023 Banca: IBEST - Instituto Brasileiro de Educação, Seleção e Tecnologia Órgão: Hospital Santa Lúcia

Favarato MHS et al. Manual do residente de Clínica Médica. 3ª ed. Editora Manole, 2023.
Um homem de 18 anos de idade comparece à consulta de retorno com diagnóstico de asma brônquica sem nenhuma outra comorbidade associada. Nas últimas quatro semanas, teve sintomas pelo menos 2 vezes às tardes. Por vezes, acorda à noite com chieira torácica e dispneia, uma ou duas vezes por semana. As crises não limitam a atividade. Tem feito uso de “bombinha” uma ou duas vezes por semana. Nega tabagismo.
Considerando o caso clínico e os gráficos de prova de função pulmonar apresentados acima, as relações entre eles e conhecimentos correlatos acerca do assunto, julgue os itens de 64 a 75.
Considere-se um paciente em uso de inalatório de budesonida, associado a formoterol, cuja dose total diária some 800 mcg do corticoide. É correto dizer que esse paciente está em uso de alta dose do corticoide.