Questão
ID 2109259Disciplina: Biologia
Assunto: Árvores Filogenéticas
Ano: 2022 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Secretaria de Estado da Administração do Amapá
A figura a seguir mostra uma hipótese filogenética para os primatas. Ela está baseada em evidências de muitos genes, morfologia e fósseis.

(SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. V.2, Evolução, diversidade e ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2020. p. 708. Adaptado.)
Com relação à evolução dos primatas e à filogenia apresentada, analise as afirmativas a seguir.
I. Quando comparados os genomas, verifica-se maior semelhança genética entre chimpanzés e seres humanos do que entre chimpanzés e gorilas.
II. O clado formado por macacos do Novo e do Velho Mundo, é considerado monofilético, enquanto o clado dos Hominoides é parafilético.
III. O surgimento dos primeiros hominoides, os orangotangos, deu-se entre 10 e 20 milhões de anos atrás. Os seres humanos são os hominoides mais recentes, tendo surgido há cerca de 6 milhões de anos.
Está correto o que se afirma em