Questão 2103691

Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) · 2026

Questão

ID 2103691

Disciplina: Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas)

Assunto: NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

Ano: 2026 Banca: FGV - Fundação Getúlio Vargas Órgão: Assembleia Legislativa de Rondônia


Durante a manutenção corretiva de um painel eletroeletrônico energizado, um trabalhador sofreu um leve choque elétrico, sem afastamento. Na investigação preliminar, constatou-se que:

• Não havia bloqueio ou etiquetagem da fonte de energia;

• O trabalhador utilizava EPI elétrico incompleto;

• O procedimento de trabalho não previa verificação da ausência de tensão;

• O prazo para liberação do equipamento era reduzido.

Considerando os princípios de investigação de acidentes e a identificação de riscos nas atividades de instalação, operação e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos, avalie as afirmativas a seguir.

I. A causa do acidente foi exclusivamente o erro do trabalhador, devendo-se reforçar a atenção individual durante as atividades.

II. O acidente indica falhas nos procedimentos e na gestão do risco elétrico, exigindo a revisão das rotinas de trabalho, a adoção de bloqueio, etiquetagem e capacitação dos trabalhadores.

III. A investigação deve limitar-se à gravidade do acidente, pois não houve afastamento nem dano significativo.

Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas da questão 2103691
Pular para o conteúdo principal