Questão
ID 209438Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Romance Indianista
Ano: 2018 Banca: CEV UECE - Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará Órgão: Universidade Estadual do Ceará
Atente para o que se afirma a seguir sobre oíndio no imaginário literário do Brasil, e escreva Vpara o que for verdadeiro e F para o que for falso.
( ) O indianismo Barroco está presente na cartade Pero Vaz de Caminha, que define osíndios como inocentes, curiosos e, até certoponto, hospitaleiro, por receber osportugueses de modo acolhedor.
( ) O poeta árcade Basílio da Gama, no poemaépico “O Uraguai”, compõe a história daresistência dos índios ao ataque portuguêsaos Sete Povos das Missões.
( ) No Brasil, os escritores indianistas dosromances românticos têm o interesse deretratar a cultura europeia, buscandoresgatar a imagem do índio brasileiro comosímbolo de um povo livre e soberano, deuma terra exuberante e incomparável.
( ) A imagem idealizada de pátria e de povo équestionada pelos modernistas, quepromovem uma “releitura” dos textosquinhentistas e românticos, para proporuma visão desmistificada do Brasil e dosíndios. O exemplo mais célebre dessa novavisão é “Macunaíma”, de Oswald deAndrade, em que Macunaíma é o índioindolente. Preguiçoso, sem caráter, queabre caminho para a desconstrução e dosmitos românticos e exemplifica a visãoantropofágica defendida pelos modernistas.
A sequência correta, de cima para baixo, é: