Questão
ID 2078134Disciplina: Ética
Assunto: Lei Nº 12.846/2013 - Lei Anticorrupção
Ano: 2015 Banca: Instituto Machado de Assis Órgão: Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Piauí
O assunto que tem sido grandemente debatido nos últimos dias é a corrupção no Brasil. No último ranking da corrupção, organizado pela Transparência Internacional e divulgado em dezembro de 2014, o Brasil aparece na 69ª posição entre 175 países. O ranking mede o índice de percepção da corrupção. Sobre o tema, julgue os itens que se seguem:
I. No ano de 2013 foi sancionada uma lei conhecida como lei anticorrupção, que institui e regula a responsabilidade objetiva e civil de empresas pela prática de atos de corrupção contra a administração pública nacional ou estrangeira.
II. A Lei da Ficha Limpa, apesar de ainda não ter entrado em vigor, é um passo importante para a ética na política, pois tem o objetivo de impedir a candidatura de políticos condenados por um colegiado por práticas ilícitas na administração pública.
III. A corrupção no Brasil teve início a partir do ano de 2012, juntamente com o governo do presidente Lula.
IV. No ano passado, a Polícia deflagrou as operações Lava Jato, Anestesia e Ave de Rapina para desarticular e investigar crimes contra a administração pública e esquemas de corrupção no país.
Dos itens lidos: