Questão
ID 2074937Disciplina: Engenharia Civil
Assunto: Projeto e Execução de Barragens
Ano: 2009 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do DF
No Brasil, existe um grande número de barragens com a finalidade de gerar energia elétrica; a hidroeletricidade responde por cerca de 75% da capacidade instalada no país. A construção de barragens pode acarretar conflitos de ordem ambiental e(ou) de uso, como a navegação. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.
A construção de uma barragem em um trecho de corredeiras de um rio, com a consequente formação de reservatório, acarreta na transformação de um ambiente lótico em um ambiente lêntico, o que pode aumentar o risco da ocorrência de problemas relacionados à eutrofização das águas.