Questão 2073729

Odontologia · 2019

Questão

ID 2073729

Disciplina: Odontologia

Assunto: Infecções Bacterianas

Ano: 2019 Banca: IADES - Instituto Americano de Desenvolvimento Órgão: Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde


Um paciente de 36 anos de idade compareceu ao serviço de emergência com queixa de dor e aumento de volume difuso, endurecido, avermelhado e quente na região submandibular à direita, com quatro dias de evolução. Relatou ainda piora dos sintomas, nas últimas 24 horas, com trismo, odinofagia e rouquidão. Ao exame físico, apresentava-se taquipneico (24 rpm), taquicárdico (108 bpm), com 93% de saturação de oxigênio e temperatura corporal elevada (38,3 °C). O exame intraoral revelou raízes residuais dos dentes 37; os demais dentes foram extraídos há muitos anos.

No que se refere a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.



O caso clínico descrito pode ser considerado como uma infecção odontogênica em estágio de inoculação. O tratamento de escolha deve ser antibioticoterapia oral com penicilina por ao menos 24 horas antes de realizar a remoção dos dentes por causa do trismo.

Alternativas da questão 2073729
Pular para o conteúdo principal