Questão 2061402

Psicologia · 2018

Questão

ID 2061402

Disciplina: Psicologia

Assunto: Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

Ano: 2018 Banca: COPESE UFPI - Comissão permanente de Seleção da Universidade Federal do Piauí Órgão: Universidade Federal do Piauí


Leia o texto verbal e a charge, e responda as questões 35, 36 e 37:

“Devo fazer um rápido esclarecimento no sentido de tentar prevenir um certo maniqueísmo que não raro interdita o debate nesta matéria: é evidente que o uso abusivo de drogas revela graves problemas sociais que devem ser enfrentados e que exigem providências das autoridades constituídas em diversas frentes, nenhuma delas de fácil resolução, seja no campo da saúde, da assistência social ou da segurança pública. Também não se pode negar a dura realidade das aglomerações de usuários de substâncias psicoativas, as cracolândias, fenômeno que vem se fazendo a cada dia mais presente nas cidades brasileiras, produto de uma série de fatores (...); contudo, ao mesmo tempo é imperioso reconhecer que os princípios norteadores do Estado Democrático de Direito alcançam a população em situação de rua, o que significa que a legalidade deve ser a baliza de todas as ações governamentais em relação às pessoas que circulam naqueles espaços”.



A problematização de situações relacionadas à saúde e à sociedade, como as retratadas na charge e apresentadas na argumentação, faz-se cada vez mais necessária por profissionais que trabalham na rede de atenção psicossocial. Nessa perspectiva, no que se refere à política e às medidas administrativas que vêm sendo praticadas por gestores, como o da Prefeitura de São Paulo, na Cracolândia, assinale a opção CORRETA.

Alternativas da questão 2061402
Pular para o conteúdo principal