Questão
ID 2056297Disciplina: Farmácia
Assunto: Farmacodinâmica
Ano: 2022 Banca: CEPS UFPA - Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará Órgão: Universidade Federal do Pará
“Se imaginarmos um organismo infectado por uma certa espécie de bactéria,(...) será fácil efetuar uma cura, se forem descobertas substâncias que tenham uma afinidade específica por essas bactérias e atuem (...) somente sobre elas (...) enquanto eles não possuem afinidade para os constituintes normais do corpo (... tais substâncias seriam então (...) balas mágicas.” (Paul Erlich).
A expressão “balas mágicas”, utilizada por Erlich, deu origem a um dos conceitos elementares da farmacologia moderna, o de ‘receptores’. Atualmente são conhecidas diversas modalidades e múltiplas famílias, cujos efeitos se fundamentam em mecanismos específicos. Nesse sentido, relacione as colunas seguintes.
I. Ionotrópicos | a. Modulação de efetores celulares por meio da proteína G |
II. Nucleares | b. Modulação da disposição iônica celular |
III. Ligados a enzimas intracelulares | c. Modulação da transcrição de grupos de genes |
IV. Metabotrópicos | d. Modulação de cinases por meio de atividades de cinase intrínseca |
A associação correta é