Questão 2055238

Medicina · 2022

Questão

ID 2055238

Disciplina: Medicina

Assunto: Depressão Maior

Ano: 2022 Banca: CEPS UFPA - Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará Órgão: Universidade Federal do Pará


Dentre os fatores psicossociais formulados na etiologia dos transtornos depressivos estão as formulações teóricas oferecidas pela teoria cognitiva. De acordo com essa teoria, a depressão resulta de distorções cognitivas específicas presentes nas pessoas predispostas a desenvolvê-la. Tais distorções, conhecidas como “esquemas depressogênicos”, são modelos cognitivos que percebem tanto os dados internos quanto os externos de formas alteradas por experiências precoces. Em relação à tríade cognitiva da depressão postulada por Aaron Beck, analise os itens seguintes.

1) visão sobre o mundo (uma tendência a experimentar o mundo como hostil e exigente).

2) visão sobre o futuro (a expectativa de sofrimento e fracasso).

3) visão sobre o seu mundo interno (a introjeção de objetos que partiram é um mecanismo de defesa invocado para lidar com o sofrimento associado com a perda do objeto).

4) visão sobre si próprio (uma autopercepção negativa).

5) Visão sobre o passado (valorização excessiva de eventos traumáticos).

Os itens que compõem a tríade são

Alternativas da questão 2055238
Pular para o conteúdo principal