Questão 2054799

Enfermagem · 2018

Questão

ID 2054799

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Raiva Humana

Ano: 2018 Banca: CEPS UFPA - Centro de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará Órgão: Universidade Federal do Pará


A reportagem de Roberta Jansen, do jornal Estadão (19/06/2018), destacou que a raiva humana já deixou pelo menos 12 mortos no Pará. Estes surtos ocorreram em Melgaço (Marajó/Pará). Até agora, foram 14 casos notificados e sete confirmados laboratorialmente pelo Instituto Evandro Chagas e pelo Instituto Pasteur. A raiva é uma Antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus (RNA, família Rhabdoviridae e gênero Lyssavirus) presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura e lambedura. Caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda que apresenta letalidade de aproximadamente 100%.

No Brasil, caninos e felinos constituem as principais fontes de infecção nas áreas urbanas. Os quirópteros (morcegos) são os responsáveis pela manutenção da cadeia silvestre, entretanto, outros mamíferos também apresentam importância epidemiológica nos ciclos enzoóticos da raiva. Na zona rural, a doença afeta animais de produção, como bovinos, equinos e outros.

A vacina antirrábica é indicada para a profilaxia da raiva humana. Segundo o Guia de Vigilância em Saúde (Brasil, 2017), é correto afirmar que a

Alternativas da questão 2054799
Pular para o conteúdo principal