Questão 2037328

Tecnologia da Informação · 2017

Questão

ID 2037328

Disciplina: Tecnologia da Informação

Assunto: MODELAGEM DE DADOS

Ano: 2017 Banca: IESES - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul Órgão: Companhia de Gás do Ceará


Com relação aos modelos de dados de um Banco de Dados, analise as seguintes definições:

I. O modelo entidade-relacionamento foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados. Seu desenvolvimento somente foi possível devido à consolidação dos discos de armazenamento endereçáveis, pois esses discos possibilitaram a exploração de sua estrutura de endereçamento físico para viabilizar a representação hierárquica das informações.

II. O modelo em redes surgiu como uma extensão ao modelo hierárquico, eliminando o conceito de hierarquia e permitindo que um mesmo registro estivesse envolvido em várias associações. Ao contrário do Modelo Hierárquico, em que qualquer acesso aos dados passa pela raiz, o modelo em rede possibilita acesso a qualquer nó da rede sem passar pela raiz.

III. O modelo hierárquico armazena dados em um conjunto de relações simples. A relação é um conjunto de tuplas. Uma tupla é um conjunto desordenado de valores de atributos. Uma tabela é uma representação bidimensional de uma relação sob a forma de linhas (linhas) e as colunas (atributos).

IV. O modelo orientado a objetos tem um papel importante porque são mais adequados para o tratamento de objetos complexos (textos, gráficos, imagens) e dinâmicos (programas, simulações) por possuírem maior naturalidade conceitual e, finalmente por estarem em harmonia com fortes tendências em linguagens de programação e engenharia de software.

Assinale a única alternativa correta:

Alternativas da questão 2037328
Pular para o conteúdo principal