Questão 2013079

Atualidades e Conhecimentos Gerais · 2014

Questão

ID 2013079

Disciplina: Atualidades e Conhecimentos Gerais

Assunto: Movimentos Sociais

Ano: 2014 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Prefeitura Municipal de Natividade


O texto a seguir contextualiza o tema tratado nas questões 37 e 38. Leia‐o atentamente.

(...) A retomada da reforma agrária pelo governo federal foi anunciada nesta quinta‐feira (17) pela presidente Dilma Rousseff e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, durante cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, em Brasília. Os estados onde irão ocorrer desapropriações de terras são Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. A expectativa do governo, destacou o Incra, é assentar 5.050 famílias de trabalhadores rurais em uma área que chegará a 200 mil hectares. Segundo Dilma, o titular do Desenvolvimento Agrário se comprometeu com ela a editar pelo menos 100 decretos de desapropriação de terra para reforma agrária até o final do ano.

(Disponível em: http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/10/reforma‐agraria‐de‐2013‐ira‐desapropriar‐terras‐em‐21‐estados.html.

Acesso em: 17/10/2013.)



Com o lema “Reforma Agrária: na lei ou na marra” seguiu, em meados do século XX, o movimento de luta pela reforma agrária no Brasil que teve como principal figura incentivadora o advogado e deputado pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), Francisco Julião, com a organização de muitas ações, principalmente, na região Nordeste, recebendo a denominação de

Alternativas da questão 2013079
Pular para o conteúdo principal