Questão 20086

Medicina · 2019

Questão

ID 20086

Disciplina: Medicina

Assuntos: Artropatias Degenerativas (Osteoartrite), Artrose (Osteoartrite)

Ano: 2019 Banca: UNESC - UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE Órgão: Prefeitura Municipal de Laguna


A osteoartrite (OA) é uma condição decorrente da degeneração e remodelação cartilaginosa do osso subcondral. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a OA responde por 7,5% das licenças médicas e é dividida em quarto lugar nas doenças que levam à aposentadoria, com 6,2%. Sobre a osteoartrite, analise as afirmativas que seguem: 


I - A superfície articular é recoberta por cartilagem hialina, tendo como seus principais componentes a água, colágeno tipo II, proteoglicanos e condroblastos.

II – O processo fisiopatológico da osteoartrite envolve degeneração da cartilagem, espessamento do osso subcondral, formação de osteófitos marginais, sinovite reacional e deformidade articular.

III – Em uma osteoartrite de grau III, iremos encontrar perda de até 10% da cobertura cartilaginosa, início da redução do espaço articular e osteófitos incipientes.

IV – Em um joelho varo irá ocorrer uma degeneração cartilaginosa e redução de espaço articular do compartimento lateral do joelho. 


Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas da questão 20086
Pular para o conteúdo principal