Questão 2006557

Tecnologia da Informação · 2017

Questão

ID 2006557

Disciplina: Tecnologia da Informação

Assunto: Arquitetura Três Esquemas

Ano: 2017 Banca: IESES - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul Órgão: Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina


O objetivo da arquitetura três esquemas é separar as aplicações do usuário do banco de dados físico. Nesta arquitetura, os esquemas podem ser definidos em três níveis: externo, conceitual e interno. Neste contexto, informe a alternativa que contém todas as afirmações corretas.

I. O nível conceitual oculta os detalhes das estruturas de armazenamento físico e se concentra na descrição de entidades, tipos de dados, relacionamentos, operações do usuário e restrições.

II. A independência lógica de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que alterar os esquemas externos ou os programas de aplicação.

III. A independência física de dados é a capacidade de alterar o esquema conceitual sem ter que alterar o esquema físico.

IV. O nível externo representa o conjunto dos programas de aplicação que acessam as informações armazenadas no banco de dados.

Alternativas da questão 2006557
Pular para o conteúdo principal