Questão 2001501

Biblioteconomia · 2022

Questão

ID 2001501

Disciplina: Biblioteconomia

Assunto: Disseminação Seletiva da Informação (DSI)

Ano: 2022 Banca: Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais - Fundacao CEFETMINAS Órgão: Instituto Federal da Bahia


De acordo com Souto (2010, p. 11), “entende-se a disseminação seletiva de informações como aquele processo que, a partir do perfil individual ou de grupo, identificado explícita ou implicitamente, encaminha, exibe e/ou disponibiliza, aos usuários, um pacote informacional, resultante da seleção – realizada por meio de ação humana, de um sistema automatizado ou da combinação de ambos – a partir da comparação dos perfis dos usuários com os recursos informacionais disponíveis”.

O processo de disseminação seletiva de informações, com seus respectivos elementos (Recursos informacionais; Perfis dos usuários; Selecionador de recursos informacionais com base nos perfis dos usuários; Pacotes informacionais; Acesso à informação; e Retroalimentação), pode ser representado conforme a figura a seguir:

Figura – Processo de disseminação seletiva de informações (SOUTO, 2010, p. 12)

Com base no contexto do processo de disseminação seletiva de informações e pela análise da figura, o elemento Retroalimentação corresponde ao

Alternativas da questão 2001501
Pular para o conteúdo principal