Questão 1989489

Biomedicina · 2022

Questão

ID 1989489

Disciplina: Biomedicina

Assunto: Legislação Hemoterápica

Ano: 2022 Banca: FAURGS - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Órgão: Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul


Analise as afirmativas abaixo em relação aos critérios de triagem nas amostras de doadores de sangue.

I - É obrigatória a realização de exames laboratoriais de alta sensibilidade a cada doação, para detecção de marcadores para sífilis, doença de Chagas, hepatite B, hepatite C, HIV e HTLV I e II.

II - No Brasil, de acordo com a legislação, é permitida a realização de pool de amostras para a pesquisa de hepatite C (HCV) e HIV, por exemplo, desde que seja empregada a metodologia do teste do Ácido Nucleico (NAT).

III - As amostras de doadores com resultado NAT HIV e/ou HCV negativo em pool e teste sorológico positivo ou inconclusivo serão testadas individualmente pelo teste NAT.

IV - De acordo com a legislação brasileira, é permitida a realização de pool de amostras para a pesquisa de HCV e HIV, por exemplo, quando realizados testes sorológicos.

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 1989489
Pular para o conteúdo principal