Questão 198693

Biomedicina · 2023

Questão

ID 198693

Disciplina: Biomedicina

Assuntos: Leishmaniose, Protozooses Não Intestinais (Chagas, Leishmaniose, Toxoplasmose)

Ano: 2023 Banca: COPEVE/UFAL - FUNDEPES Órgão: Prefeitura Municipal de Penedo


As doenças parasitárias ainda são um problema muito grave nos países em desenvolvimento, contribuindo para uma elevada morbidade e mortalidade. Por isso, a importância no reconhecimento das parasitoses e do seu diagnóstico. Dadas as afirmativas,


I. A toxoplasmose em indivíduos imunocomprometidos apresenta maior suscetibilidade de manifestações graves como a neurotoxoplasmose.

II. Para diagnóstico do calazar, além dos sinais clínicos sugestivos, pode-se utilizar exames sorológicos específicos, como a Imunofluorescência Indireta (IFI) e o Ensaio Imunoenzimático (ELISA).

III. O agente etiológico Wuchereria bancrofti é detectado no sangue periférico pelo teste de rotina para pesquisa da microfilária, utilizando o método da gota espessa com sangue colhido pela manhã.

IV. O diagnóstico da esquistossomose é feito pelo exame parasitológico de fezes para pesquisa de ovos do parasito. O método utilizado com melhor sensibilidade é o de Ritchie, baseado na flutuação espontânea.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas da questão 198693
Pular para o conteúdo principal