Questão 1982563

Farmácia · 2013

Questão

ID 1982563

Disciplina: Farmácia

Assunto: Farmacopeia

Ano: 2013 Banca: CESPE CEBRASPE - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB Órgão: Secretaria de Estado da Gestão Pública do Estado de Alagoas


O xarope de salbutamol é apresentado comercialmente em frascos de 5 mL, contendo 2 mg de salbutamol base (na forma de sulfato). O método descrito na farmacopeia brasileira para a identificação desse fármaco preconiza a análise espectrofotométrica na faixa de 230 a 400 nm de amostras, na concentração de 0,008% (p/v), dissolvidas em ácido clorídrico 0,1 M, exibindo máxima absorção a, aproximadamente, 276 nm.

Considerando esse medicamento e as informações acima descritas, julgue os itens subsequentes.



Para a obtenção de uma solução adequada para o ensaio de identificação farmacopeico a partir do xarope de salbutamol, deve-se diluir 8 mL do xarope comercial em 1 L de ácido clorídrico 0,1 M.
Alternativas da questão 1982563
Pular para o conteúdo principal