Questão
ID 1978985Disciplina: Psicologia
Assunto: Estresse Laboral
Ano: 2013 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
As relações humanas no ambiente de trabalho podem ser geradoras de sobrecarga emocional, principalmente em trabalhadores da área da saúde. Tais profissionais, expostos a conviver diariamente com o sofrimento humano, podem desenvolver sintomas ou transtornos como os descritos a seguir:
I. Estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo, ou seja, um estado de tensão patogênico do organismo. O desequilíbrio ocorre quando a pessoa necessita responder a alguma demanda que ultrapassa sua capacidade adaptativa, sendo que a fonte de tensão pode ser externa ao próprio organismo, ou interna, como uma autocobrança, não necessariamente relacionada às relações de trabalho.
II . Tensão emocional crônica, afetando principalmente o campo profissional, e que envolve os componentes da exaustão emocional, despersonalização e a diminuição do envolvimento pessoal no trabalho devido ao esgotamento.
Assinale a alternativa que corresponde às definições apresentadas em I e II: