Questão 1974335

Medicina · 2016

Questão

ID 1974335

Disciplina: Medicina

Assunto: Cirurgia do Pulmão

Ano: 2016 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


Analise as afirmativas a seguir que dizem respeito a técnicas de cirurgia torácica minimamente invasiva e assinale a alternativa correta.

I - Quando optamos por usar insuflação de gás carbônico, o fazemos com pressões entre 10 e 15 milimetros de mercúrio, evitando o colapso vascular (venoso).

II - Para a realização da timectomia por videotoracoscopia, podemos deixar o paciente em decúbito dorsal horizontal, realizando as incisões (portais) circundando o músculo peitoral maior.

III - Nos casos de tumores mediastinais poteriores em ampulheta, a laminectomia deve ser preferencialmente realizada antes da videotoracoscopia.

IV - Para a lobectomia pulmonar por videotoracoscopia, o melhor posicionamento dos portais é: incisão de trabalho no quarto espaço intercostal na linha axilar anterior (quando lobectomia superior); portal para a câmera no sétimo ou oitavo espaço intercostal anteriormente à linha axilar média.

V -A melhor sequência de manobras para a realização de lobectomia inferior por videotoracoscopia é a abertura ou grampeamento da fissura, dissecção da artéria pulmonar, ligadura dos ramos da artéria pulmonar para o lobo de interesse, secção do brônquio, dissecção da pleura mediastinal posterior, dissecção e ligadura da veia pulmonar.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas da questão 1974335
Pular para o conteúdo principal