Questão
ID 1974092Disciplina: Serviço Social
Assuntos: Conceito, Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social
Ano: 2016 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
O surgimento do Serviço Social como profissão no Brasil foi analisado por Iamamoto (1995) em sua obra: “Renovação e Conservadorismo no Serviço Social: ensaios críticos”. Conforme a autora há uma série de eventos que demarcam o surgimento do Serviço Social como profissão. Considerando o pensamento da autora, avalie as afirmativas abaixo:
I. O Serviço Social surge como parte de um movimento social mais amplo, de bases confessionais, articulado à necessidade de formação doutrinária e social do laicato.
II. O Serviço Social surge da iniciativa de grupos e frações de classes dominantes.
III. O Serviço Social em seu surgimento como profissão aparece como uma das frentes mobilizadas para o soerguimento moral da família operária.
IV. O Serviço Social surge exclusivamente da intervenção do Estado voltada a introjetar novos hábitos sociais nos católicos.
V. A Igreja Católica não se mostrou influente o suficiente para estimular o surgimento do Serviço Social como profissão no Brasil tal como observado na Europa.
Estão corretas as afirmativas: