Questão
ID 1960743Disciplina: Psicologia
Assunto: Bases de Neuropsicologia
Ano: 2020 Banca: IBFC - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação Órgão: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
O filósofo Blaise Pascal é o autor da célebre frase: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. A ciência dedica-se a pesquisar as complexas relações entre razão e emoção, no intuito de explicar o comportamento e os processos de tomada de decisão no ser humano. Considerando os estudos em neuropsicologia acerca deste tema, analise as afirmações a seguir.
I. Nos processos de tomada de decisão, as emoções surgem após a escolha, como sensação da consequência desta, ativando os sistemas de recompensa (ganho/perda).
II. Os termos Funções Executivas Frias e Funções Executivas Quentes foram revistos, pois destacavam uma dicotomia entre razão e emoção que a ciência busca superar.
III. A hipótese do marcador somático afirma que sinais emocionais permeiam os processos cognitivos envolvidos na tomada de decisão.
IV. Processos de decisão afetivos ativam sistemas neuroanatômicos mais primitivos, como a área tegmental ventral e suas conexões subcorticais (amígdala e estriado ventral) e corticais (córtices fronto- medial, orbitofrontal e insular).
Assinale a alternativa correta.