Questão 1938665

Língua Portuguesa · 2022

Questão

ID 1938665

Disciplina: Língua Portuguesa

Assunto: Possibilidades de Paralelismo

Ano: 2022 Banca: UFU - Universidade Federal de Uberlândia Órgão: Universidade Federal de Uberlândia


Seríamos todos, por natureza, viciados? Reformulando: seríamos todos potencialmente reféns de vícios, ávidos por alguns comportamentos ou substâncias? Nossa infraestrutura cerebral parece ser propícia a isso – não que tenha sido concebida para tal finalidade. No meio dos miolos há o sistema de recompensa, cuja moeda básica de troca é tudo aquilo que nos dá prazer. Ao mesmo tempo que esse circuito nervoso nos instiga e empurra para a vida, pode sediar o mecanismo da dependência.

(SPONCHIATO, Diogo. Entre novos e velhos vícios. Veja Saúde. São Paulo: N. 473, nov. 2021. Editora Abril. p. 4. Fragmento adaptado)

No trecho em negrito, apresentam-se dois enunciados: (1) “Seríamos todos, por natureza, viciados?”; e (2) “(...) seríamos todos potencialmente reféns de vícios, ávidos por alguns comportamentos ou substâncias?”. O autor do texto, ao reformular (1) por meio de (2), refaz a questão apresentada,

Alternativas da questão 1938665
Pular para o conteúdo principal