Questão 1938310

Enfermagem · 2016

Questão

ID 1938310

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)

Ano: 2016 Banca: UFU - Universidade Federal de Uberlândia Órgão: Universidade Federal de Uberlândia


A enfermeira Jordânia trabalha na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) de um hospital de grande porte. Ao investigar as áreas e causas de infecção hospitalar, ela chegou as seguintes conclusões:

I. A higienização inadequada das mãos da equipe de saúde estava associada às infecções hospitalares no trato urinário, nas feridas cirúrgicas ou traumáticas, no trato respiratório e na corrente sanguínea.

II. O uso da máscara PFF2 (N-95), preconizado nas Precauções por Contato, estava associado à diminuição das infecções hospitalares do trato respiratório.

III. O uso incorreto da técnica de preparo e administração de medicamentos pela equipe de enfermagem pode contaminar agulhas, seringas e outros cateteres e, consequentemente, aumentar o risco de infecção hospitalar na corrente sanguínea.

IV. A urina do cateter ou drenagem do tubo retornando para a bexiga (refluxo) pode ser uma das causas de infecção hospitalar no trato urinário.

É correto afirmar que as conclusões da enfermeira foram adequadas em:

Alternativas da questão 1938310
Pular para o conteúdo principal