Questão
ID 1934462Disciplina: Administração Pública
Assunto: Gestão Funcional Versus Gestão por Processos
Ano: 2026 Banca: Instituto ACCESS - ACCESS Órgão: Universidade Federal do Pampa
Em determinado órgão da Administração Pública direta, a prestação de um serviço finalístico ao cidadão era conduzida por diferentes unidades administrativas, cada qual organizada segundo critérios funcionais próprios. Auditoria interna constatou que a fragmentação das atividades resultava em sobreposição de tarefas, ausência de visão do fluxo completo do serviço, dificuldade de mensuração de desempenho e elevado tempo de resposta ao usuário.
Diante desse cenário, a Administração decidiu implantar a administração de processos como abordagem estruturante da organização do trabalho, sem alteração das competências legais das unidades envolvidas.
Considerando as abordagens e amplitudes da administração de processos, bem como sua aplicação no contexto das organizações públicas, assinale a alternativa correta.