Questão 1894885

Geografia · 2022

Questão

ID 1894885

Disciplina: Geografia

Assunto: Leitura e Interpretação de Mapas

Ano: 2022 Banca: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina Órgão: Universidade Federal de Santa Catarina


Leia o fragmento a seguir.

O mapa é uma representação codificada de um determinado espaço real. Podemos até chamá-lo de um modelo de comunicação, que se vale de um sistema semiótico complexo. A informação é transmitida por meio de uma linguagem cartográfica que se utiliza de três elementos básicos: sistema de signos, redução e projeção. Ler mapas, portanto, significa dominar esse sistema semiótico, essa linguagem cartográfica. E preparar o aluno para essa leitura deve passar por preocupações metodológicas tão sérias quanto a de se ensinar a ler e escrever, contar e fazer cálculos matemáticos.

ALMEIDA, Rosângela D. de; PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 15. ed. 8. reimpr. São Paulo: Contexto, 2015. p. 15.

Sobre a importância da leitura e interpretação de mapas para o processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O momento ideal para o início do aprendizado de Cartografia é o Ensino Médio, quando o estudante já domina as geotecnologias.

II. Ler mapas é um processo que implica a decodificação de informações espaciais representadas nesse produto.

III. O primeiro passo para a leitura de um mapa é a observação de sua escala, pois precisamos saber qual foi a redução antes de entendermos os outros elementos da representação.

IV. As plantas e as cartas são representações em escalas menores que os mapas, ou seja, mostram mais detalhes.

V. Uma vez que a Geografia se preocupa com a organização do espaço, para ela o mapa é utilizado tanto para a investigação quanto para a compreensão espacial dos fenômenos.

Alternativas da questão 1894885
Pular para o conteúdo principal