Questão
ID 1885220Disciplina: Geografia
Assunto: Formação Territorial do Brasil
Ano: 2019 Banca: CETAP - Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional Ltda Órgão: Prefeitura Municipal de Ananindeua
De acordo com Santos e Silveira (2001), ao longo da história da organização territorial brasileira, pode-se identificar três grandes momentos. Sobre isto, analise as afirmativas seguintes e marque a alternativa correta.
I - O primeiro momento, o dos meios "naturais", é marcado pelos tempos lentos da natureza que comanda as ações humanas. A unidade era dada pela natureza, e ao homem cabia adaptar-se a ela.
II - O segundo e grande momento é marcado pelos diversos meios técnicos. A mecanização do território brasileiro ocorre de maneira seletiva, com a incorporação das máquinas (ferrovias, portos, telégrafo). No pós-guerra, temos as políticas de integração nacional, quando ocorrem a construção de estradas de rodagem, o fim das ferrovias e o início da industrialização.
III - O terceiro momento é marcado pela construção e a difusão do meio técnico-científico-informacional, que permanece circunscrito a algumas áreas e assim agravando as diferenças regionais e aumentando a importância da região concentrada.