Questão 1878453

Fonoaudiologia · 2022

Questão

ID 1878453

Disciplina: Fonoaudiologia

Assunto: Manejo e Reabilitação da Disfagia

Ano: 2022 Banca: COTEC FADENOR - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas Órgão: Prefeitura Municipal de Dores de Guanhães


A disfagia pode ser frequentemente observada em indivíduos com distúrbios neurológicos e prejudica a deglutição de alimentos, o que pode levar a complicações como engasgos, desnutrição e aspiração pulmonar. A disfagia é muito comum, por exemplo, em pacientes com doença de Parkinson. Após realizada a avaliação e diagnosticada a presença da disfagia, segue-se a terapia.

-

I - Entre as manobras facilitadoras e voluntárias da deglutição, como estratégia de reabilitação, pode ser utilizada a manobra de Masako.

II - No Brasil, o tratamento da deglutição é realizado por fonoaudiólogos, por meio da utilização de métodos que visam à compensação e à reabilitação, quando possível, das alterações no processo de deglutição.

III - No momento da deglutição, um terapeuta que solicita ao paciente disfágico que coloque a língua para fora e prenda-a com os dentes, favorecendo, desse modo, a elevação laríngea e a constrição faríngea, de forma a promover maior proteção das vias aéreas inferior, está aplicando a manobra de Masako como estratégia de reabilitação.

-

Considerando as três proposições acima, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas da questão 1878453
Pular para o conteúdo principal