Questão 1874282

Fonoaudiologia · 2026

Questão

ID 1874282

Disciplina: Fonoaudiologia

Assunto: Transtornos Cognitivo-Comunicativos e Demências

Ano: 2026 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Cuité


A família do Sr. Antônio, 75 anos, portador de demência avançada, pediu orientação a um fonoaudiólogo, no mesmo dia que o idoso foi internado após episódio de desidratação, pneumonia aspirativa e importante redução do nível de alerta. De acordo com a filha, ele apresenta dependência funcional severa, episódios de delirium (confusão mental aguda) hipoativo, recusa alimentar intermitente e quadro de disfagia orofaríngea já documentado em internações anteriores. Segundo Brucki et al. (2022), pacientes nessa fase exigem condutas alinhadas à segurança, ao conforto e aos objetivos paliativos definidos pela equipe multiprofissional e pela família.

Fonte: BRUCKI, S. M. D.; APRAHAMIAN, I.; BORELLI, W. V.; et al. Manejo das demências em fase avançada: recomendações do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva e do Envelhecimento da Academia Brasileira de Neurologia. Dementia & Neuropsychologia, v.16, n.3 (Suppl. 1), p.101–120, 2022.

Considerando o quadro clínico do paciente e os princípios da Fonoaudiologia Hospitalar, analise as afirmativas a seguir.

I- O fonoaudiólogo deve avaliar o Sr. Antônio quanto ao risco de broncoaspiração, orientar a equipe de enfermagem sobre oferta segura de alimentos e implementar medidas compensatórias individualizadas, conforme o nível de alerta e tolerância clínica.

II- Para o Sr. Antônio, a introdução de via alternativa de alimentação, como gastrostomia, é sempre recomendada, pois demonstra reduzir o risco de pneumonia aspirativa e melhorar a sobrevida em quadros de demência avançada.

III- Episódios de delirium, como os apresentados pelo Sr. Antônio, podem comprometer a atenção, a responsividade e a coordenação motora, influenciando negativamente o desempenho nas habilidades orais e no processo de deglutição.

IV- Diante do quadro avançado, o fonoaudiólogo deve priorizar reabilitação intensiva da musculatura orofacial no Sr. Antônio, mesmo na presença de exaustão ou baixa responsividade, pois tais exercícios trazem benefícios terapêuticos significativos nessa fase.

É CORRETO o que se afirma apenas em:

Alternativas da questão 1874282
Pular para o conteúdo principal