Questão
ID 1861185Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Predicado Nominal
Ano: 2012 Banca: ATAME Grupo Órgão: Prefeitura Municipal de Alto Araguaia
O texto a seguir é base para as questões 3, 4 e 5.
Com eventual divisão do Pará em três, maior estado teria o menor PIB
Bernardo Tabak e Fabíola Glenia.
A divisão do Pará, que acontecerá caso a decisão seja aprovada em plebiscito estadual marcado para o dia 11 de dezembro, daria origem a três estados muito desiguais tanto em tamanho quanto em extensão territorial: Pará, Carajás e Tapajós.
Atualmente, as principais forças da economia do Pará são a extração de minério e de madeira, com destaque para o ferro, bauxita, manganês, calcário, ouro e estanho; além da agricultura, pecuária, indústria e turismo.
Estudo realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp) aponta que, caso a divisão se tornasse realidade, Tapajós teria mais de três vezes o tamanho do Pará já dividido, e apenas um quinto do seu Produto Interno Bruto (PIB).
Conforme estimativas divulgadas em junho no "Retrato da Divisão do Estado, com a divisão, Tapajós teria uma área territorial de 732.509,5 Km², o que equivale a 59% da área total do atual estado do Pará, e teria um PIB de R\$ 6,4 bilhões, ou 11%.
Já o Pará dividido teria 218.776,4 Km² de área (17%) e PIB de R\$ 32,5 bilhões, o que corresponde a 55,6% do total. Carajás ficaria com uma área de 296.664,1 Km² (24%), com PIB de R\$ 19,6 bilhões, ou 33,5%.
A grande extensão territorial do Pará atual é justamente o motivo principal citado pelos defensores do desmembramento da área em três. O alto duto Interno Bruto custo de manutenção de mais dois novos estados, no entanto, é o argumento usado para criticar a proposta de divisão.
(Bernardo Tabak e Fabíola Glenia, Site G1, 11/11/2011)
A alternativa que contenha um predicado nominal é: