Questão
ID 1854053Disciplina: Artes
Assunto: Contexto e Prática
Ano: 2021 Banca: URCA - Universidade Regional do Cariri Órgão: Prefeitura Municipal de Crato
Marque o item correto com base nos dois textos abaixo:
I. "Tendemos a esquecer distintas facetas de nossa própria cultura, frequentemente continuando inconscientes de que, de certa forma, ainda temos uma cultura. Existe uma história - na qual se acredita, mas que provavelmente, foi inventada - de um índio americano que falava cinco línguas. Ele acertadamente acreditava que todas elas tinham uma gramática, exceto uma, a língua que ele aprendera em casa, quando criança, sua ’língua-mãe". Somente quando provocados por encontros com práticas culturais de outros lugares prestamos atenção nos ’sotaques’, inclusive o nosso próprio.[...]"(p. 37)
II. Nota do Colegiado do Instituto Villa-Lobos sobre racismo estrutural e eurocentrismo em seus Cursos: O colegiado do Instituto Villa-Lobos (UNIRIO), em reunião extraordinária realizada nos dias 8 e 22 de Janeiro de 2021, após uma série de debates com convidados nacionais e internacionais, e em sintonia com as reivindicações feitas pelo corpo discente, decidiu vir a público para reconhecer que, apesar dos importantes avanços das últimas décadas, os cursos de música oferecidos ainda são marcados por um forte eurocentrismo, refletindo o racismo estrutural que, historicamente, tem caracterizado a sociedade. Valorizando a luta pela justiça social, o respeito às diferenças, a pluralidade de ideias e reconhecendo a importância do trabalho crítico com diferentes epistemologias e legados histórico-culturais dentro do contexto da universidade pública brasileira, este colegiado se compromete, a partir do diálogo fundamental com as(os) discentes e a sociedade em geral, a promover mudanças concretas, a curto, médio e longo prazo, nos currículos e, de forma mais ampla, em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
(disponível em: http://www.unirio.br/proreitorias/cla/ivl/news/nota-do-colegiado-do-instituto-villa-lobos-sobre-racismo-estrutural-e-eurocentrismo-em-seus-cursos) Acessado em 08/03/2021