Questão
ID 1851186Disciplina: Enfermagem
Assunto: Dengue
Ano: 2025 Banca: CPCON UEPB - Comissão Permanente de Concursos da Universidade Estadual da Paraíba Órgão: Prefeitura Municipal de Mataraca
Paciente masculino, 28 anos, apresenta febre há 3 dias, dor de cabeça, dor retro orbital, dores no corpo e mal-estar. Na Unidade Básica de Saúde (UBS), a médica da equipe realizou anamnese e não identificou sinais de alarme como vômitos persistentes, sangramentos ou letargia.
O paciente relata não ter comorbidades ou realizar uso de medicações contínuas e queixa-se principalmente de uma mialgia intensa e de uma dor abdominal leve, persistente, que o incomodou desde a noite anterior, a ponto de fazê-lo procurar a UBS hoje. Ele mora sozinho, encontra-se lúcido e afirma ter condições de hidratar-se adequadamente em casa, se necessário. Ao exame, está normotenso (PA110/70 mmHg), FC 90 bpm, prova do laço negativa.
Segundo o manejo clínico recomendado pelo Ministério da Saúde e os grupos de cuidado da doença em questão, marque a alternativa CORRETA.