Questão 1847756

Geografia · 2022

Questão

ID 1847756

Disciplina: Geografia

Assunto: História da Geografia

Ano: 2022 Banca: FUNDATEC - Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências Órgão: Prefeitura Municipal de Eldorado do Sul


Os mapas acompanham a humanidade ao longo de sua história. O mapa mais antigo que se conhece foi construído por volta do ano 2500 a.C. No entanto, a organização de regras que deram origem à Cartografia ocorreu muito tempo depois. Sobre o desenvolvimento da Cartografia, analise as seguintes assertivas:

I. No século XVI, a confecção de mapas passou por um grande desenvolvimento. Além da confirmação de que a Terra é redonda, diversos fatores contribuíram para o desenvolvimento da Cartografia.

II. As grandes navegações exigiam mapas mais rigorosos e corretos quanto ao contorno das costas. Os grandes descobrimentos alargaram o horizonte geográfico e ampliaram o espaço conhecido, tornando possível a representação do mundo de maneira muito mais próxima da realidade.

III. A invenção da imprensa e da técnica de gravação permitiu que os mapas pudessem ser reproduzidos em grade número. Antes disso, eles eram manuscritos.

IV. Baseando-se nos trabalhos de Ptolomeu, aproveitando seus acertos e corrigindo seus erros, os cartógrafos do século XVI aprimoraram os mapas da época. Dentre esses cartógrafos, destacou-se Gerard Mercator.

V. Durante a Idade Média, ocorreram os maiores avanços na Cartografia devido ao grande desenvolvimento científico proporcionado pelas religiões.

Quais estão corretas?

Alternativas da questão 1847756
Pular para o conteúdo principal