Questão 1839377

Enfermagem · 2012

Questão

ID 1839377

Disciplina: Enfermagem

Assunto: Aleitamento Materno

Ano: 2012 Banca: IMAIS - Instituto Mais Órgão: Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba


Analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta em relação aos procedimentos com as mamas e mamilos.

I. O uso de sutiã é necessário para manter a mama sempre elevada, prevenindo possíveis acotovelamentos de ductos e sua troca deve ser diária. Não é necessário um sutiã específico para amamentação. O importante é que ele sustente bem a mama e que, na hora em que a mulher for amamentar, ele permita deixar a mama livre. Não é recomendado o uso de sutiã com suporte, pois pode dificultar a saída do leite, bloqueando os ductos.

II. Banho de sol nos mamilos continua recomendado pela manhã, entre 8 e 10h, ou à tarde após as 16h, por 5 a 15 minutos, com objetivo de aumentar a resistência da região mamilo-areolar.

III. A lubrificação da região mamilo-areolar deve ser feita somente com o leite materno.

IV. Durante o período da apojadura, após amamentar a mãe deve proceder à palpação da mama. Caso encontre pontos dolorosos, retirar o excesso de leite por ordenha manual da região ampolar.

V. Depois de amamentar, a mãe deve proceder à palpação em ambas as mamas, mesmo a que não foi amamentada. Se estiverem pesadas e com pontos de dor, retirar o excesso de leite até o ponto de conforto, ou seja, até o desaparecimento da dor

VI. Entre as mamadas, deve ser feita a palpação das mamas com objetivo de identificar regiões dolorosas, com acúmulo de leite. Caso isto ocorra, a mãe deve amamentar a criança, se esta o desejar, e proceder ao esvaziamento do excesso até o ponto de conforto.

É correto o que se afirma em

Alternativas da questão 1839377
Pular para o conteúdo principal