Questão 1836747

Serviço Social · 2015

Questão

ID 1836747

Disciplina: Serviço Social

Assunto: Políticas Sociais Pós Constituição Federal de 1988 e no Contexto Neoliberal

Ano: 2015 Banca: CONSULPLAN - Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA Órgão: Prefeitura Municipal de Juatuba


“A atual desregulamentação das políticas públicas e dos direitos sociais desloca a atenção à pobreza para a iniciativa privada ou individual, impulsionada por motivações solidárias e benemerentes, submetidas ao arbítrio do indivíduo isolado, e não à responsabilidade pública do Estado. As consequências de transitar a atenção à pobreza da esfera pública dos direitos para a dimensão privada do dever moral são: a ruptura da universalidade dos direitos e da possibilidade de sua reclamação judicial, a dissolução de continuidade da prestação dos serviços submetidos à decisão privada, tendentes a aprofundar o traço histórico assistencialista e a regressão dos direitos sociais.” Em relação às características do resultado no campo das políticas públicas na área social, na América Latina, decorrentes das implicações invocadas pelo processo descrito no contexto anterior, analise as alternativas a seguir.

I. Reforço de traços de improvisação e inoperância.

II. Funcionamento ambíguo e sua impotência na universalização do acesso aos serviços dela derivados.

III. Redução da pauperização absoluta e relativa.

IV. Permanência de políticas casuísticas e fragmentadas, sem regras estáveis e operando em redes públicas obsoletas e deterioradas.

Estão corretas as alternativas

Alternativas da questão 1836747
Pular para o conteúdo principal