Questão
ID 1835341Disciplina: Artes
Assunto: Contexto e Prática
Ano: 2023 Banca: Avança SP - Instituto Avança São Paulo Órgão: Prefeitura Municipal de Laranjal Paulista
"(...) Consciente do poder do movimento e da dança na formação do caráter, da personalidade e da cidadania, Laban propõe, já no primeiro prefácio de Dança educativa moderna, em 1948, que a dança, para alcançar seus objetivos de libertação e desenvolvimento humanos, deveria ser uma "dança livre", ou ainda uma "técnica de dança livre". Buscava com isso diferenciar suas propostas das danças existentes na época, ou seja, do balé clássico e das danças de salão (...)".
MARQUES, Isabel A. Revisitando a dança educativa moderna de Rudolf Laban.
A respeito das propostas de dança e ensino de Rudolf Laban, na perspectiva da autora, é correto afirmar que:
I - Dispensam recontextualização e, se seguidas à risca, continuam fazendo sentido na formação do artista-docente-cidadão do século XXI.
II - Suas contribuições para a decodificação da linguagem da dança, na arte da performance ou na escola, permitem olhar e viver a dança sob diversos ângulos, de forma relacional, consciente e profunda.
III - o conhecimento das propostas de Laban nos permite vivenciar, via dança, uma cidadania aberta, crítica, múltipla e transformadora.
IV - Não mais faremos ingenuamente uma aula de balé, ou de nova dança, ou de flamenco, mas teremos a possibilidade de ter uma maior consciência de como essas técnicas estão construindo nossos corpos e nos sugerindo que tipo de cidadania.
Estão corretas as afirmações: