Questão 18335

Economia e Finanças · 2024

Questão

ID 18335

Disciplina: Economia e Finanças

Assunto: Políticas Econômicas

Ano: 2024 Banca: Fundação CESGRANRIO Órgão: Concurso Nacional Unificado


No trecho seguinte, Maria da Conceição Tavares alude à “substituição de importações” como força deflagradora do processo de industrialização no Brasil.


Este período, desde a crise [dos anos 1930] até o começo da década de 1950, seria o único que poderia merecer, com certa propriedade, a designação de “substituição de importações”, dado que, a partir de uma capacidade para importar que diminui em termos absolutos, conseguiu-se promover um intenso crescimento da produção industrial.

TAVARES, M. C. Acumulação de Capital e Industrialização no Brasil. 3. ed. Campinas, SP: UNICAMP, 1998. p.128-129.


Na interpretação clássica da autora, a origem da industrialização por substituição de importações, no Brasil, está relacionada à

Alternativas da questão 18335
Pular para o conteúdo principal