Questão 1829428

Fonoaudiologia · 2020

Questão

ID 1829428

Disciplina: Fonoaudiologia

Assunto: Afasias (Avaliação e Reabilitação)

Ano: 2020 Banca: INSTITUTO UNIFIL Órgão: Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Sudoeste


Sobre os sintomas que podem estar presentes nos quadros de afasia, relacione as colunas a assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. Desvio fonético ou parafasia fonética.

II. Desvio fonêmico.

III. Estereotipias.

IV. Agramatismo.

V. Parafasia semântica.

( ) É uma alteração caracterizada por uma inadequação na seleção do fonema ou na combinação dos fonemas na cadeia da fala. Tal alteração pode se manifestar como trocas, omissões, acréscimos de fonemas ou de sílabas.

( ) É uma alteração de fala, caracterizada por uma distorção na produção dos fonemas, sendo estes mal pronunciados.

( ) É uma alteração na estrutura sintáxica. Tais alterações podem variar quanto à severidade, sendo mais comum a omissão de elementos de classe fechada, que não têm representação extralingüística, como artigos, preposições, conectivos.

( ) Repetições perseverativas e involuntárias de um determinado comportamento.

( ) É uma troca de um vocábulo por outro, estando os dois relacionados semanticamente. Por exemplo, o paciente ao tencionar dizer caneta, diz lápis.

Alternativas da questão 1829428
Pular para o conteúdo principal