Questão
ID 1802996Disciplina: Língua Portuguesa
Assunto: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Ano: 2018 Banca: FEPESE - Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos Órgão: Prefeitura Municipal de Chapecó
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao documento Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa.
( ) No Ensino Médio, toda análise gramatical deve considerar o texto como base.
( ) No Ensino Fundamental, o ensino da língua portuguesa deve ser pautado no “uso” e na “reflexão”.
( ) A prática da análise linguística no 3º e 4º ciclos deve estar voltada à variação linguística; à organização estrutural dos enunciados; ao léxico e às redes semânticas; aos processos de construção de significados e aos modos de organização dos discursos.
( ) Os exercícios estruturais, de identificação e classificação de unidades e de funções morfossintáticas precisam ser enfatizados principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental, já que a essa altura os alunos estão aptos a lidar com as estruturas sintáticas do discurso.
( ) A análise linguística tem como uma de suas características a associação entre as habilidades epilinguísticas e metalinguísticas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.